quarta-feira, 29 de abril de 2020

Elk, nada maravilha . parte 1

O alce é o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível das escápulas e pesar mais de 450kg ... Distingue-se dos restantes membros da família pelo tipo particular de galhadas: geralmente presentes apenas nos machos ... A longevidade do alce é, em média, de 20 anos.
Estes ruminantes têm pernas longas e pescoço curto, o que os impede de pastar das ervas rasteiras. Alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas, pelo que se encontram essencialmente em florestas ou na sua proximidade. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento ... No entanto, o principal perigo que os alces representam para o ser humano é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na primavera, quando aproveitam como compensação nutricional o sal lançado no pavimento de algumas estradas na América do Norte.

Após a frustração da primeira e até então única viagem de moto no exterior (conto anterior), passou a ser uma meta pessoal organizar “a viagem”, com detalhes de aventura em um nível superior. Em agosto comecei a traçar os planos e angariar amigos com o mesmo espírito, o trajeto já estava definido, cruzar os USA de norte a sul, do Canadá ao México, pela costa oeste do pacífico.

Após meses de organização, que foi muito além da rota, hotéis, estradas, em até apoiar alguns amigos que nunca haviam sequer saído do Brasil e nem passaporte tinham. Tudo pela viagem dos sonhos. A data, maio, afinal culminaria com o meu aniversário, dia 07 (por sinal a exatos 7 anos, sim, estamos em maio).

A partida se deu em final de abril, e lá fomos nós em direção a Seattle. O inverno já tinha acabado, mas não tinha levado todo o frio embora, eita primavera fria que tem aquele lado do mundo. A cidade de Seattle é encantadora, apesar de chover mais de 300 dias do ano isso não chega a incomodar, todos andam nas ruas como se nada estivesse acontecendo. Após 2 dias de visita na cidade chegou o dia de pegarmos as motos e iniciar a jornada.

Como o planejado, seguimos rumo ao sul utilizando somente as estradas vicinais, afinal não tem emoção nenhuma andar em auto estradas. Primeira parada, Astoria, cidade muito linda e cenário da série Os Goonies, além do dia passando por paisagens maravilhosas e totalmente diferentes do nosso costume, parando para ver baleias costeando a praia, passando por cidadelas bem estilo “redneck”, tendo todas as casas as bandeiras americanas penduradas nas suas entradas e muita tranqueira nos terrenos (como americano é consumista).

Segundo dia seguimos para Gold Beach, já no estado de Oregon, cidadela minúscula à beira do pacífico, onde o estranho era a quantidade de placas de perigo de tsunami. Nessa cidade não conseguimos nem achar um local para jantarmos, a saída foi apelar ao mercado e fazer um ragatanga no quarto mesmo, uma pena pois à meia noite já seria dia 7 de maio, meu niver. Comemos e bebemos no quarto mesmo, todos reunidos, todos felizes e preparando os planos para a próxima noite, onde comemoraríamos a data em São Francisco.

Acordamos para o grande dia, estava ansioso por cruzar a Golden Gate, seguimos.
Confesso que durante todo esse primeiro trajeto, víamos ao longo da estrada muitas placas amarelas com o dizer “elk”, nada mais, lembrem-se de que estávamos em estradas vicinais, pequenas, na maioria das vezes cercada por mata densa. De tanto ler até que deu uma certa curiosidade mas todos não passaram disso, até que.....

Estava com o piloto automático da moto ligado, marcando exatas 60 milhas por hora (só 96 km/h) quando, ao final de uma curva, surge uma porra de um alce filho de uma puta, e resolve atravessar a estrada como se estivesse andando no shopping. A última imagem que lembro é de ver o bicho entrando na estrada e depois do apagão me lembro de me arrastar pela estrada com a “cara” no chão (sugiro nunca andarem de capacete sem queixeira). Resultado, punho esquerdo quebrado, braço direito quebrado e ainda duas costelas quebradas do lado direito. Não sei se foi esse o meu presente de aniversário ou se foi que em menos de 30 segundos que caí, parou uma camionete com um casal de velhinhos, eles eram de alguma associação da comunidade local, tanto que tinham um rádio da polícia e alguns cones na caçamba, em impressionantes 15 minutos já estava sendo atendido por policiais, bombeiros e ambulância. Fui levado ao hospital da cidade mais próxima, já na Califórnia, Crescent City.

Se eu havia planejado uma viagem de aventura, a verdadeira tinha acabado de começar. Andar de moto pelas estradinhas era fichinha perto do que viria daqui para frente... continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário