quarta-feira, 29 de abril de 2020

Gol 1982 azul calcinha

Com dezesseis anos tinha um carro à disposição, era um gol com uns 4 anos de vida, azul claro, motor refrigerado a ar, uma verdadeira carroça pela concepção do presidente Collor. Não entendam como uma reclamação, o possante me acompanhava - às vezes carregava - a todas as baladas da época. Era um herói, já havia sofrido muito na mão deste amador, um dos seus para-lamas era pintado em um azul mais claro ainda, depois de uma batida nunca acertaram a cor exata, ficou.
Certo sábado à noite convidei uma amiga de colégio para uma volta, antes disso, conversei com os amigos do prédio e combinei que voltaria a tempo de terminarmos a noite em alguma balada, horários marcados com ambos, saí a busca da garota. Por volta das nove estava na frente do prédio dela, assim que entrou começamos a longa decisão de onde ir, acabamos aportando no “Speak Easy”, um boteco legal nos jardins, que tinha como principais atrativos uma mesa de sinuca e uma pista de dardos, sentamos e conversamos. O papo estava gostoso, contudo os ponteiros se adiantavam rapidamente e apontavam para o horário do segundo encontro, dei a velha e boa desculpa de cansaço e fomos em direção à sua casa. Estávamos na Alameda Santos, paralela à Paulista na região dos Jardins, quando surgiu o assunto sobre preferência nos cruzamentos, logo dei uma de entendido e me pus a dissertar sobre o assunto. Em um cruzamento simples, quem vem da direita tem a preferência de passagem, salvo cruzamentos com farol ou com placas de sinalização específica. Passamos pelo primeiro cruzamento, estávamos à direita, passei direto. Segundo cruzamento, esquerda, parei. Outro à esquerda, parei novamente, e mostrava o comportamento dos outros veículos. Chegara mais um onde estaria à direita, acelerei, olhei para o lado do passageiro, reforcei a regra e BUM.
Um opala sinistro, conduzido por quatro indivíduos igualmente sinistros e analfabetos em legislação de trânsito, passou a toda pelo dito cruzamento. O impacto foi tamanho que jogou meu pobre Golzinho em cima da calçada, fazendo abalroar um Santana que ali estava estacionado e ainda derrubar um poste de sinalização. Olhei para o lado e percebi que, apesar da força da batida e da não obrigatoriedade de usar cintos de segurança, minha companheira nada havia sofrido. Desci pulando pela janela, saltando por cima do Santana e chegando à rua, fui ao encontro dos ocupantes do opalão, eles ainda estavam atordoados, um pouco pela batida e muito pela condição alcoólica antes da batida. Logo o dono do Santana, que bebia nos bares da esquina, chegou e, desolado, via seu carro em cima da calçada, semidestruído. Chamei todos num canto e comecei o discurso. A culpa teria que ser minha, pois eu não tinha carta, contudo se isso aparecesse nos laudos policiais, eu não iria pagar ninguém, então eu chamaria mamy, que assumiria a direção e culpa, aí acionaríamos o seguro e tudo certo. Acordo feito, fui ao orelhão.
Devia ser uma hora da manhã passada quando o telefone de casa toca, mamy atende desorientada, contudo na certeza de maus agouros, prontamente foi ao encontro do pupilo. Pegou um taxi e em poucos minutos estava chegou ao fatídico cruzamento, como a pressa fora imensa, até porque ela teria que chegar antes da polícia, ela apareceu de penhoar e “bob” no cabelo, uma formosidade. Meus amigos que já me esperavam no prédio, viram-na saindo apressada, logo deduziram que alguma tragédia acontecera e correram através do provável caminho que eu teria feito, chegaram minutos após a mamy. A polícia foi a última, como de praxe.
Com o fuzuê armado, os guardas tentavam entender o porquê da minha mãe querer insistentemente assumir a culpa, sendo que ela estava na preferencial quando o opalão cruzou – viu, eu estava certo – mas não teve jeito, mamy dizia que ela se distraíra e que a culpa era dela, assim foi. Chamamos um taxi para levar a amiga para casa e o guincho para tirar a sucata dali. Os guinchos de antigamente não eram as plataformas modernas que temos hoje, eles simplesmente engatavam a frente do carro e, a 45 graus, o puxava. O guincheiro informou que alguém teria que ir dentro do carro rebocado, também praxe da época, me prontifiquei, mas fui negado, teria que ser alguém com carta de habilitação, mamy era a segunda da fila.
Já era manhã de domingo quando o guincho entrou pela Paulista, puxando o carro semidestruído e com mamy ao volante, o traje – penhoar e bob – ficava mais chamativo à luz do dia, eu e meus amigos fazíamos questão de, a cada semáforo, parar ao lado e gritar, “vai dona Maria, vai pro tanque”, não era difícil encontrar outros transeuntes pegando carona na zoeira. Carro na oficina, chegamos em casa, ao fechar a porta já imaginava o discurso, mas não esperava tamanha intensidade. Do carro, não disse uma palavra, agora falou durante meses da vergonha que passou tendo que andar de guincho, ainda mais vestida daquela forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário